Warriors x Cavs, uma das maiores rivalidades da história da NBA, pode estar chegando ao fim

Warriors x Cavs, uma das maiores rivalidades da história da NBA, pode estar chegando ao fim

Má fase do Cleveland Cavaliers coloca em cheque a capacidade do time de ser um rival à altura da franquia de Oakland

Cavs x Warriors: a rivalidade estaria chegando ao fim? (Foto: NBA.com)

Durante os últimos 4 anos, Warriors e Cavaliers se enfrentaram 27 vezes. Se encontraram nas últimas 3 finais da NBA. Essa tem sido a maior rivalidade que estamos presenciando na NBA, e talvez seja a maior de todos os tempos. No entanto, não sabemos em que ponto estará essa rivalidade da próxima vez que eles se enfrentarem após a vitória de 118-108 dos Warriors.

A verdade é que existe uma sensação de terra arrasada em Cleveland, o que pode ser um tanto precipitado. Eles ainda são favoritos a vencer a conferência Leste, só não são os "mais" favoritos. De acordo com o estatístico Stephen Oh, as chances de Cleveland vencer a conferência Leste e ir para as finais existem, mas diminuíram bastante:

Cleveland - 27% de chances de vencer a conferência Leste;
Boston - 26% de chances de vencer a conferência Leste;
Toronto - 24% de chances de vencer a conferência Leste;

Há cerca de um mês atrás, as chances de Cleveland estavam em 50% e os motivos para essa queda parecem ser bem claros. Primeiro, a defesa é a 2° pior da NBA. Segundo, perderam 8 das 10 últims partidas. E pior: somadas as diferenças de pontos das 4 últimas derrotas (incluido o jogo contra os Warriors), o saldo é de -81. Isso com LeBron James em quadra...

Falando de futuro, a questão vai mais além: Quem os Cavaliers vão adicionar para diminuir a diferença para o elenco dos Warriors? Demarcus Cousins? Os Pelicans estão indo bem com ele e não parece que vão abrir mão dele assim. Paul George? OKC deve fazer de tudo para manter seu Big Three no ano que vem para lhes dar a chance de disputar algo maior.

Sobram então opções que não vão melhorar muito o jeito de jogar da equipe. Lou Williams, Jordan Clarkson, Julius Randle... todos estarão no mercado no próximo verão, mas nenhum deles de fato vai fazer a equipe subir de nível. Sem contar que o próprio LeBron James talvez queira respirar novos ares.
LeBron e Curry: Rivais desde as finais de 2015 (Foto: Bolapresa.com)


Claro que os Cavaliers costumam dar de ombros para a temporada regular sabendo que estarão nos playoffs. Ainda são um time muito forte, especialmente se Isaiah Thomas e Kevin Love derem o suporte necessário a LeBron, e Dwyane Wade liderar a 2° unidade como se espera dele. As chances de ir às finais são muito boas, mas Boston e Toronto subiram de nível em relação ao último ano.

Sâo 3 finais de NBA consecutivas entre os mesmo times! Nunca vimos isso antes na história. Uma rivalidade dessas não pode acabar assim. Foram momentos incríveis: Iguodala anulando LeBron nas finais de 2015, Kyrie fazendo uma cesta decisiva em 2016, a virada histórica dos Cavs... Tantos momentos memoráveis, com jogadores memoráveis que ficarão na história.

Que me perdoem os Raptors, os Celtics, os Wizards, enfim... Mas a final que todos querem ver novamente é Warriors x Cavaliers. Se o panorama não mudar, essa rivalidade chega ao seu fim. Reconhecemos que os Cavs nunca estiveram tão ameaçados. Ao mesmo tempo têm LeBron James, o que torna tudo imprevisìvel. Mas se a rivalidade terminar, que apreciemos cada momento dela  como aquilo que nos faz gostar tanto da NBA.


Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visitadas deste blog

Os 25 maiores arremessadores de 3 pontos da NBA

Os piores jogadores da NBA da atualidade

Você conhece as posições dos jogadores da NBA?