Warriors x Cavs, uma das maiores rivalidades da história da NBA, pode estar chegando ao fim
Warriors x Cavs, uma das maiores rivalidades da história da NBA, pode estar chegando ao fim
Má fase do Cleveland Cavaliers coloca em cheque a capacidade do time de ser um rival à altura da franquia de Oakland
Cavs x Warriors: a rivalidade estaria chegando ao fim? (Foto: NBA.com) |
Durante os últimos 4 anos, Warriors e Cavaliers se enfrentaram 27 vezes. Se encontraram nas últimas 3 finais da NBA. Essa tem sido a maior rivalidade que estamos presenciando na NBA, e talvez seja a maior de todos os tempos. No entanto, não sabemos em que ponto estará essa rivalidade da próxima vez que eles se enfrentarem após a vitória de 118-108 dos Warriors.
A verdade é que existe uma sensação de terra arrasada em Cleveland, o que pode ser um tanto precipitado. Eles ainda são favoritos a vencer a conferência Leste, só não são os "mais" favoritos. De acordo com o estatístico Stephen Oh, as chances de Cleveland vencer a conferência Leste e ir para as finais existem, mas diminuíram bastante:
Cleveland - 27% de chances de vencer a conferência Leste;
Boston - 26% de chances de vencer a conferência Leste;
Toronto - 24% de chances de vencer a conferência Leste;
Há cerca de um mês atrás, as chances de Cleveland estavam em 50% e os motivos para essa queda parecem ser bem claros. Primeiro, a defesa é a 2° pior da NBA. Segundo, perderam 8 das 10 últims partidas. E pior: somadas as diferenças de pontos das 4 últimas derrotas (incluido o jogo contra os Warriors), o saldo é de -81. Isso com LeBron James em quadra...
Falando de futuro, a questão vai mais além: Quem os Cavaliers vão adicionar para diminuir a diferença para o elenco dos Warriors? Demarcus Cousins? Os Pelicans estão indo bem com ele e não parece que vão abrir mão dele assim. Paul George? OKC deve fazer de tudo para manter seu Big Three no ano que vem para lhes dar a chance de disputar algo maior.
Sobram então opções que não vão melhorar muito o jeito de jogar da equipe. Lou Williams, Jordan Clarkson, Julius Randle... todos estarão no mercado no próximo verão, mas nenhum deles de fato vai fazer a equipe subir de nível. Sem contar que o próprio LeBron James talvez queira respirar novos ares.
LeBron e Curry: Rivais desde as finais de 2015 (Foto: Bolapresa.com) |
Claro que os Cavaliers costumam dar de ombros para a temporada regular sabendo que estarão nos playoffs. Ainda são um time muito forte, especialmente se Isaiah Thomas e Kevin Love derem o suporte necessário a LeBron, e Dwyane Wade liderar a 2° unidade como se espera dele. As chances de ir às finais são muito boas, mas Boston e Toronto subiram de nível em relação ao último ano.
Sâo 3 finais de NBA consecutivas entre os mesmo times! Nunca vimos isso antes na história. Uma rivalidade dessas não pode acabar assim. Foram momentos incríveis: Iguodala anulando LeBron nas finais de 2015, Kyrie fazendo uma cesta decisiva em 2016, a virada histórica dos Cavs... Tantos momentos memoráveis, com jogadores memoráveis que ficarão na história.
Que me perdoem os Raptors, os Celtics, os Wizards, enfim... Mas a final que todos querem ver novamente é Warriors x Cavaliers. Se o panorama não mudar, essa rivalidade chega ao seu fim. Reconhecemos que os Cavs nunca estiveram tão ameaçados. Ao mesmo tempo têm LeBron James, o que torna tudo imprevisìvel. Mas se a rivalidade terminar, que apreciemos cada momento dela como aquilo que nos faz gostar tanto da NBA.
Comentários
Postar um comentário
SmallBall agradece o seu comentário!